Descubra Sortelha considerada uma das mais belas aldeias do mundol. Sortelha faz parte de uma série infinita de belas aldeias e cidadezinhas localizadas em várias partes do mundo e que, à simples visualização de suas fotos, nos remetem com vontade de morar ou ao menos visitar. Os pequenos povoados apresentam, em geral, uma forma de vida simples, bucólica, de gente risonha e hospitaleira e vistas deslumbrantes.
Situada no alto de um monte elevado, a mais de 760 metros de altitude, numa região muito acidentada, de cariz granítico, Sortelha é uma povoação ornada com penedos e barrocos, onde as casas encostam e assentam.
Esta disposição das casas, expostas ao sol, explica o cognome de "lagartixos" dado aos seus habitantes. É uma aldeia em granito, com ruas e vielas tipicamente medievais, fechadas por um círculo de muralhas, vigiado por um sobranceiro castelo do século XIII. Sortelha continua a ser certamente uma das mais belas e antigas povoações do nosso País, cujo traçado pouco se alterou nos últimos 500 anos.
Sortelha foi inicialmente um castro romano, situado num monte elevado, e mais tarde mandado povoar por D. Sancho II. Vila fronteiriça de fundação medieval, amuralhada e sob o olhar altivo do seu castelo, datado do séc. XIII, só perde esse estatuto com a reorganização administrativa feita pelo estado liberal no séc. XIX.
A antiga vila constitui um espaço urbano medieval (séc. XIII-XIV) que encontra a sua matriz na necessidade de defender e organizar o seu espaço. Essa matriz ainda hoje a caracteriza.
É considerada uma das mais antigas povoações do país, tendo sido concelho até 1855. Em 1288, D. Sancho II concedeu-lhe foral. No entanto, antes dele, D. Sancho I, em 1187, mandou reconstruir e aumentou o castelo, dando-lhe a forma que ainda hoje apresenta. O séc. XV deu-lhe especial atenção. Foi ampliado o centro urbano e construída uma nova igreja.
Também o rei D. Manuel I deixou a sua marca nesta povoação. Vestígios da época manuelina ainda hoje se podem encontrar no Pelourinho e no castelo.
Esta pequena povoação, Aldeia Histórica, é, sem dúvida, uma jóia do património português.
Continua a manter o traçado histórico que tão bem a caracteriza, mas, modernizada e dinâmica, vai enfrentando os novos tempos.
PATRIMÓNIO
Castelo - Situado no ponto mais alto sobranceiro ao vale, exerceu a função defensiva. Era o pólo exclusivamente militar, bem acentuado pela Torre de Menagem.
Pode ainda ver-se, no seu interior, a Cisterna, e uma Porta Falsa.
A circundá-lo, o perímetro amuralhado, em forma oval, onde se estabeleceu a população mais antiga.
Este espaço fechado comunicava com o exterior através da Porta da Vila (a este), da Porta Nova (a Oeste) e da Porta Falsa (a Noroeste).
Igreja Matriz – Igreja da Senhora das Neves, situada no centro da freguesia, com Torre Sineira, tem uma inscrição na porta principal, segundo a qual terá sido construída em 1273, embora haja quem opine que foi construída no séc. XIV. Tem cinco altares, sendo o altar-mor uma preciosa obra em talha. O tecto é mudéjar.
Igreja da Misericórdia - Parece ter sido outrora a matriz da Vila.
Igreja de Santa Rita - Saindo pela Porta Nova do Castelo, encontra-se esta Igreja, assim chamada pelo povo, embora conste, nas Memórias Paroquiais, como Capela de S. João.
Pelourinho – Datado do século XVI, possui elementos decorativos da época manuelina e está considerado Imóvel de Interesse Público.
Sortelha é uma freguesia do concelho do Sabugal, Distrito da Guarda.
Reserve Alojamento em Sortelha, Sabugal via booking.com